A Páscoa na Visão de uma Criança de Oito Anos

Em fevereiro deste ano, o Rev. Felipe Camargo (Sto. André- SP) esteve pregando em nossa Igreja, e durante sua pregação mencionou o que sua mãe fazia com ele quando criança por ocasião da Páscoa. Como toda criança ele queria um ovo de chocolate, mas, sua mãe lhe dava como uma tarefa fazer uma redação sobre a verdadeira Páscoa. Saindo a contento, ele ganhava o ovo. No momento em que ele contava essa experiência pessoal, olhei para minha filha (Ana Cristina) de oito anos e ela “sacou” que eu havia gostado da ideia.

A Páscoa enfim chegou. Minha esposa e eu pusemos em prática a ideia. Compramos um ovo de chocolate e dissemos à Ana Cristina que escrevesse uma redação sobre a verdadeira Páscoa. A imagem a seguir é a redação que ela escreveu e eu transcrevo ipsis litteris (texto em azul). 

Redação Ana 001

 

Redação: O que é a Páscoa?

A Páscoa é quando lembramos que Jesus morreu na cruz para nos salvar. E lembramos que depois de 3 dias, Jesus ressuscitou dos mortos.

Mas tem gente que fica contando para as pessoas, que fala que existe coelhinho da Páscoa só pra ganhar dinheiro.

No Antigo Testamento fala que quando os judeus estavam no Egito, Deus mandou que todos israelitas e judeus deviam matar um cordeiro e pintar as portas com o sangue dele.

Isso nos lembra (no Novo Testamento) a história de Jesus, que morreu na cruz para nos salvar da condenação eterna.

Essas duas histórias contam a história da Páscoa.

Mas muitas pessoas celebram a Páscoa e mentem para seus filhos, dizendo que essas crenças são reais e verdadeiras para eles!

E Jesus disse: “Ide por todo mundo e pregai a toda criatura”.

Jesus disse para nós pregarmos o Evangelho a todas as pessoas, então precisamos falar desse Evangelho maravilhoso.

Fim da redação.

Agora, quero chamar a atenção de todos aqueles que pensam que uma criança precisa de “fantasias” para ter uma infância feliz. Não descarto e nem desprezo a imaginação e o aspecto lúdico do pensamento de uma criança. Isso ajuda no exercício da criatividade. Apenas quero mostrar que devemos ensinar as verdades bíblicas com constância e dedicação, pois, Deus que é Fiel nos permitirá colher frutos preciosos.

Minha filha sempre foi ensinada desde a mais tenra infância nas verdades da Palavra de Deus, sabendo que “coelhinho da Páscoa”, “Papai Noel” e outros figurões do comércio estão aí para desviar a atenção (especialmente das crianças) em relação à Verdade revelada na Bíblia Sagrada. Ela come ovos de chocolate nessa época do ano, ganha presentes no Natal, mas, em momento algum o coelho e o bom (?) velhinho roubam a cena que pertence somente a Cristo Jesus no coração da minha filha.

Louvo a Deus pela vida da Ana Cristina, mas, muito mais, eu louvo a Deus por Sua Palavra que é “lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos” (Salmo 119.105).

Rev. Olivar Alves Pereira

São José dos Campos, 28/03/2013

 

About Olivar Alves Pereira

Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, Teólogo, Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor de Teologia Sistemática, Teologia Contemporânea, Ética e História Bíblica, História e Teologia da Igreja, Educação Cristã e Teologia Sistemática, Sociologia e Ensino Religioso em seminários e escolas na região do Vale do Paraíba, também escreveu lições para a revista de EBD para os adultos da Editora Cristã Evangélica. É associado à Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos - ABCB. Na Política sou Conservador.
This entry was posted in Apologética, Reflexão Bíblica. Bookmark the permalink.

10 Responses to A Páscoa na Visão de uma Criança de Oito Anos

  1. Alex Mello says:

    Parabéns a Ana e parabéns aos pais da Ana por cumprirem com fidelidade o mandamento cria-la na disciplina e na admoestação do Senhor.

  2. Alex Mello says:

    Parabéns a Ana e aos pais da Ana por cria-la na disciplina e na admoestação do Senhor.

  3. Orlando Emboaba says:

    Prezado Pastor, Graça e Paz.
    Minha filha tem 3 anos, na escola estavam ensindo ela a cantar uma musiquinha do coelhinho, que todos nós conhecemos bem. srrsr.( coelhinho da pascoal que trases para mim etc…), bem aproveitamos o gancho da musica e invertemos as letras para ( Cordeirinho da Pascoa que trases para mim, amor, perdão e salvação), quando fui a escola a professora me chamou e disse que minha filha estava cantando uma musiquinha bem diferente da escola, aproveitamos a oportunidade e dissemos para a professora qual era o sentido da pascoa para nós.
    abraços.

    • Olivar Alves Pereira says:

      É isso mesmo irmão! Você tem de ensinar o que é certo, e aproveitar essas chances que Deus lhe dá para isso. Muito bem!
      Abraços

  4. Gabriel Brosque says:

    Que menina abençoada!
    Oro a Deus para que a Maria Eduarda seja da mesma forma.
    Parabéns!

    • Olivar Alves Pereira says:

      Também louvo a Deus pela vida da Ana. Essa redação vem nos mostrar que é preciso investirmos em nossas crianças com ensinamento bíblico. Elas retém o ensino; elas aprendem a distinguir a verdade e a mentira.

  5. Sirleide says:

    Bom dia, irmão, também acredito que criança deve aprender verdades, e nenhuma verdade é tão absoluta quanto a palavra de Deus. Tenho uma filha de 5 anos que cresce, glória a Deus, ouvindo verdades diariamente.
    Fiquei encantada com a música que ela cantou pra nós na pácoa de três anos atrás que diazia:
    Não foi o coelhinho que morreu na cruz.
    Quem foi cruscificado foi o meu Jesus.
    Na sexta Ele morreu, mas morto não ficou.
    Domingo de manha Ele ressucitou.
    Na páscoa comemoram a ressureição.
    Mas muita gente nem se lembra disso não.
    Existe muita gente que não dão valor.
    Ao grande sacrificio do meu Salvador.

    • Olivar Alves Pereira says:

      Olá irmã.
      Como é maravilhoso vermos nossas crianças abraçando a Fé em Cristo Jesus!
      Continue firme ensinando sua pequena nas santas letras da Palavra de Deus.
      Deus a abençoe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.