AME A IGREJA DE CRISTO

Tenho visto muita gente saindo da Igreja alegando coisas como:

“A instituição e a institucionalização da igreja são coisas de homens”,

“Tem muito picareta se dando bem com o dinheiro do povo”,

“Para que seguir este ou aquele líder religioso se eu posso seguir a Cristo?”,

“A Igreja é um aquário que me prende; prefiro o oceano da graça de Deus”.

Bem, por aí vai a longa lista de desculpas esfarrapadas para não se ter qualquer compromisso com a Igreja de Cristo.
É fato que a institucionalização pode atravancar mesmo, que existe muito picareta posando de pastor, apóstolo, bispo, patriarca, etc., que muitos líderes querem as pessoas seguindo a eles e não a Cristo, que a Igreja de Cristo não se limita somente à comunidade local – mas, começa ali para todos nós. Contudo, desistir da Igreja de Cristo por causa dos erros dos homens, é simplesmente ridículo.

Imagine a seguinte situação. No dia do casamento lá está o noivo na igreja nervoso e ansioso para ver sua noiva entrar linda e exuberante no local. Mas, qual é a surpresa dele ao ver que sua noiva está com a maquiagem toda borrada, mais parecendo uma palhaça do que uma noiva, porque o maquiador resolveu fazer algumas “experiências” com a face dela. Então o noivo ao vê-la assim, diz em alto e bom tom: “Não quero mais me casar com você porque sua maquiagem está toda borrada!”. Imagine qual seria a reação da noiva, dos pais dela e dele, dos convidados e do pastor que está ali para realizar o casamento. Todos, a princípio julgarão que esse noivo é infantil, imaturo e insensato.

Mas, é justamente isso que acontece quando alguém sai da Igreja de Cristo culpando a outros por sua decisão equivocada. Tal pessoa é imatura e insensata. Não leva em consideração o que o Senhor Jesus Cristo fez por Sua Igreja: “…como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5.25-27).

É claro que quando uma comunidade inteira se desvia do Evangelho e começa com práticas contrárias à Palavra de Deus (como aconteceu com a igreja de Roma que culminou com a Reforma Protestante do Séc. XVI), a saída é uma decisão acertada. Mas, se isso acontece, a pessoa logo procurará outra comunidade que esteja comprometida com o Evangelho de Cristo e dali passará a ser membro.

Quando falo de “Igreja de Cristo” refiro-me a todas as comunidades eclesiásticas comprometidas com a sã doutrina tal como está revelada nas Escrituras Sagradas, que tomam-nas como única regra de fé e prática.

Também quando digo que você deve amar a Igreja de Cristo é claro que isso só será possível se você de fato nasceu de novo, teve a experiência da regeneração e recebeu de Deus um novo coração, suas vontades agora são a vontade de Deus, seu objetivo é glorificar a Deus, seu maior desejo é o céu onde Cristo habita e onde você estará eternamente ao lado Dele. Do contrário, amar a Igreja de Cristo será algo impossível para você.

Amar a Igreja de Cristo significa não desistir dela porque nela existem pessoas falhas (não se esqueça que você é uma delas!). Amar a Igreja de Cristo significa lutar para manter o vínculo da paz e da unidade que Cristo conquistou na Cruz para a Sua Igreja (Efésios 4.3).

Mas, não se engane com essa conversa fiada de que “Eu amo a Cristo, mas, não caibo em igreja alguma”. Sim, é conversa fiada que você acreditou, pois, como você pode amar a Cabeça (Cristo) do Corpo e não amar o Corpo (Igreja) da Cabeça? Como você pode amar a Deus a quem você não vê e não amar o seu irmão quem você vê (1Jo 4.20)?

Rev. Olivar Alves Pereira

About Olivar Alves Pereira

Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, Teólogo, Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor de Teologia Sistemática, Teologia Contemporânea, Ética e História Bíblica, História e Teologia da Igreja, Educação Cristã e Teologia Sistemática, Sociologia e Ensino Religioso em seminários e escolas na região do Vale do Paraíba, também escreveu lições para a revista de EBD para os adultos da Editora Cristã Evangélica. É associado à Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos - ABCB. Na Política sou Conservador.
This entry was posted in Aconselhamento Bíblico, Reflexão Bíblica. Bookmark the permalink.

2 Responses to AME A IGREJA DE CRISTO

  1. Eugenio Paceli Agostinho says:

    Um dentre muitos motivos práticos; para participarmos regularmente dos trabalhos da nossa igreja é demonstrarmos nossa gratidão, de seres humanos imperfeitos, servindo aos que, estão sendo aperfeiçoados e adorando ao único que é perfeito e digno, Jesus; na companhia de pessoas que, amamos e das que, estamos iniciando uma identificação simpatizante rumo ao fruto prioritário do Espírito, por meio da graça.

    • Olivar Alves Pereira says:

      Querido irmão, Eugênio.
      Que Deus em Sua graça no ajude sempre a fazermos a vontade Dele.
      Forte abraço e que bom ver você aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.