AME A IGREJA DE CRISTO

Tenho visto muita gente saindo da Igreja alegando coisas como:

“A instituição e a institucionalização da igreja são coisas de homens”,

“Tem muito picareta se dando bem com o dinheiro do povo”,

“Para que seguir este ou aquele líder religioso se eu posso seguir a Cristo?”,

“A Igreja é um aquário que me prende; prefiro o oceano da graça de Deus”.

Bem, por aí vai a longa lista de desculpas esfarrapadas para não se ter qualquer compromisso com a Igreja de Cristo.
É fato que a institucionalização pode atravancar mesmo, que existe muito picareta posando de pastor, apóstolo, bispo, patriarca, etc., que muitos líderes querem as pessoas seguindo a eles e não a Cristo, que a Igreja de Cristo não se limita somente à comunidade local – mas, começa ali para todos nós. Contudo, desistir da Igreja de Cristo por causa dos erros dos homens, é simplesmente ridículo.

Imagine a seguinte situação. No dia do casamento lá está o noivo na igreja nervoso e ansioso para ver sua noiva entrar linda e exuberante no local. Mas, qual é a surpresa dele ao ver que sua noiva está com a maquiagem toda borrada, mais parecendo uma palhaça do que uma noiva, porque o maquiador resolveu fazer algumas “experiências” com a face dela. Então o noivo ao vê-la assim, diz em alto e bom tom: “Não quero mais me casar com você porque sua maquiagem está toda borrada!”. Imagine qual seria a reação da noiva, dos pais dela e dele, dos convidados e do pastor que está ali para realizar o casamento. Todos, a princípio julgarão que esse noivo é infantil, imaturo e insensato.

Mas, é justamente isso que acontece quando alguém sai da Igreja de Cristo culpando a outros por sua decisão equivocada. Tal pessoa é imatura e insensata. Não leva em consideração o que o Senhor Jesus Cristo fez por Sua Igreja: “…como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5.25-27).

É claro que quando uma comunidade inteira se desvia do Evangelho e começa com práticas contrárias à Palavra de Deus (como aconteceu com a igreja de Roma que culminou com a Reforma Protestante do Séc. XVI), a saída é uma decisão acertada. Mas, se isso acontece, a pessoa logo procurará outra comunidade que esteja comprometida com o Evangelho de Cristo e dali passará a ser membro.

Quando falo de “Igreja de Cristo” refiro-me a todas as comunidades eclesiásticas comprometidas com a sã doutrina tal como está revelada nas Escrituras Sagradas, que tomam-nas como única regra de fé e prática.

Também quando digo que você deve amar a Igreja de Cristo é claro que isso só será possível se você de fato nasceu de novo, teve a experiência da regeneração e recebeu de Deus um novo coração, suas vontades agora são a vontade de Deus, seu objetivo é glorificar a Deus, seu maior desejo é o céu onde Cristo habita e onde você estará eternamente ao lado Dele. Do contrário, amar a Igreja de Cristo será algo impossível para você.

Amar a Igreja de Cristo significa não desistir dela porque nela existem pessoas falhas (não se esqueça que você é uma delas!). Amar a Igreja de Cristo significa lutar para manter o vínculo da paz e da unidade que Cristo conquistou na Cruz para a Sua Igreja (Efésios 4.3).

Mas, não se engane com essa conversa fiada de que “Eu amo a Cristo, mas, não caibo em igreja alguma”. Sim, é conversa fiada que você acreditou, pois, como você pode amar a Cabeça (Cristo) do Corpo e não amar o Corpo (Igreja) da Cabeça? Como você pode amar a Deus a quem você não vê e não amar o seu irmão quem você vê (1Jo 4.20)?

Rev. Olivar Alves Pereira

About Olivar Alves Pereira

Pastor da Igreja Presbiteriana da Vila Pinheiro, Jacareí - SP, Bacharel em Teologia e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor e membro do Conselho Acadêmico do Centro de Estudos Teológicos do Vale do Paraíba (CETEVAP), São José dos Campos -SP, onde iniciou em 2020 seu Mestrado em Aconselhamento Bíblico. É associado à Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos - ABCB. Na Política sou Conservador. Casado com Janaina F. S. A. Pereira e pai de Ana Cristina S. Pereira.
This entry was posted in Aconselhamento Bíblico, Reflexão Bíblica. Bookmark the permalink.

2 Responses to AME A IGREJA DE CRISTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.