Aproveite o tempo que Deus lhe dá

Efésios 5.15-21

Se perguntarmos às pessoas qual é a principal razão do estresse delas, com muita probabilidade a maioria responderá que é a falta de tempo. A tirania do relógio tem levado muitos a priorizarem seus afazeres e deixarem de lado áreas importantes de suas vidas.

No texto de Efésios 5.15-21 encontramos alguns princípios para a administração do nosso tempo. Vejamos quais.

1) Andar com prudência (v.15)

 “Portanto, vede prudentemente como andais…”. Esta frase no texto grego nos comunica a seguinte ideia: “Estejam atentos para o vosso comportamento que deve ser cauteloso e com precisão”. O advérbio “prudentemente” no grego é ákribôs e significa literalmente “com precisão, cuidadosamente”. Se você é um salvo em Cristo Jesus, então precisa saber que você deve não somente ser cuidadoso com os caminhos por onde anda, mas, ter precisão no seu comportamento, isto é, fazer as coisas que devem ser feitas e do jeito que tem de ser feitas.

Com muita facilidade perdemos nosso precioso tempo com coisas sem sentido, com desculpas esfarrapadas que atestam nossa irresponsabilidade. Precisamos nos arrepender do nosso comportamento fútil que desperdiça um dos tesouros mais preciosos que recebemos de Deus: o tempo.

Adquira o hábito de planejar seu dia. Comece com um cronograma de hora em hora. Com o passar do tempo, altere esse cronograma para cada meia hora. Dentre os compromissos de sua agenda, o mais importante é o da leitura da Bíblia e da oração. Deixe uma folga na sua agenda de uma ou duas horas diárias para você usar com aquelas situações inesperadas. Caso não tenha nenhuma situação inesperada, aproveite esse tempo para adiantar as coisas que podem ser adiantadas, ou para estar com sua família (ainda que em sua agenda esteja planejado um tempo para a família, nunca será demais o tempo que você puder passar com ela). Seja preciso e cauteloso com o seu tempo!

2) Remir o tempo, (v.16)

“remindo o tempo, porque os dias são maus”. O verbo “remir” no grego (èksagorázo) tem o sentido de “comprar de volta o que antes nos pertencia”. Deus nos remiu, isto é, éramos Dele porque fomos criados por Ele, mas o pecado nos separou de Deus, e não fosse a misericórdia de Deus a nós revelada em Cristo estaríamos perdidos. Estávamos à venda no mercado do pecado, e Deus foi até lá e nos comprou para Si novamente e em definitivo.

O mesmo sentido deve ser aplicado ao nosso tempo. Existem muitas coisas que roubam o nosso tempo, que nos desviam do que realmente é importante. É nessa hora que um comportamento sábio e prudente nos permite remir   o tempo, aproveitando-o da melhor forma possível, isto é, para a glória de Deus.

A Bíblia nos adverte: “… os dias são maus”! Se for verdade que em nossos dias temos muitos recursos para realizarmos nossas tarefas, é igualmente verdadeiro que cada um desses recursos podem se tornar um estorvo para nós no bom aproveitamento do nosso tempo.

Preste atenção à sua vida. Veja quais são os “ladrões” do seu tempo; resgate o seu tempo e não deixe esse tesouro em “mãos desocupadas”.

3) Compreender a vontade de Deus, (v.17)

“…mas procurai compreender qual a vontade do Senhor”. No primeiro ponto falei sobre a necessidade de elaborar uma agenda diária das nossas atividades. Mas, essa tarefa não é tão simples assim. Estabelecer o que é prioritário requer acima de tudo a orientação de Deus. Gosto muito de ver como Deus direciona a vida dos Seus servos. Em Atos 16.6-10 vemos que Paulo e seus companheiros de viagem estavam decididos a irem para a Ásia Menor anunciar o Evangelho. No v.6 lemos: “tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia”. Então tomaram outro rumo. Tentaram ir para Bitínia, “mas o Espírito de Jesus não o permitiu” (v.7). À noite enquanto repousavam, por meio de uma visão Deus falou com Paulo. Nessa visão um macedônio suplicava a Paulo: “Passa à Macedônia e ajuda-nos” (v.9). Paulo não questionou e nem teve dúvidas em seu coração. A Bíblia diz que “imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho” (v.10).

Que maravilha! Os resultados dessa obediência de Paulo e seus companheiros foram a conversão de Lídia, da jovem que fora liberta de um espírito imundo de adivinhação e do carcereiro (e possivelmente, da Igreja dos Filipenses). Tudo isso porque eles tinham um só objetivo: glorificarem a Deus realizando o que era da Sua vontade.

Um coração que tem um comportamento prudente e que resgata o tempo não permitindo perdê-lo com banalidades, com toda certeza sempre compreenderá “qual a vontade do Senhor”.

Quando a Bíblia diz: “não vos torneis insensatos”, ela está dizendo para não nos tornarmos sem capacidade de discernir as coisas, não sermos insensíveis ao que Deus está nos mostrando o tempo todo por meio de Sua Palavra.

4) Encher-se do Espírito Santo, (v.18-21)

“…mas enchei-vos do Espírito”. O vinho sempre traz consigo a conotação de alegria. Mas, o crente tem uma alegria infinitamente superior: o Espírito Santo em seu coração. O vinho deixa a pessoa alegre, mas, também leva à dissolução (contenda, brigas). O Espírito Santo nos leva à vida e paz.

Enchermo-nos do Espírito é uma ordem! Somente quem está sempre buscando um viver cheio do Espírito Santo estará sensível à voz de Deus e, por isso, saberá qual é a vontade de Deus para sua vida.

Um coração cheio do Espírito Santo trará em seus lábios palavras que glorificam a Deus e edificam os demais (v.19); será sempre grato a Deus por tudo o que Ele faz em sua vida – não perderá seu tempo com murmuração e ingratidão (v.20); será humilde e se sujeitará aos demais porque o seu maior desejo é preservar a unidade da Igreja de Cristo, e, por isso, não perderá seu tempo causando discórdias e contendas dentro da mesma.

Um coração cheio do Espírito Santo nunca será cheio de si mesmo.

About Olivar Alves Pereira

Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, Teólogo, Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor de Teologia Sistemática, Teologia Contemporânea, Ética e História Bíblica, História e Teologia da Igreja, Educação Cristã e Teologia Sistemática, Sociologia e Ensino Religioso em seminários e escolas na região do Vale do Paraíba, também escreveu lições para a revista de EBD para os adultos da Editora Cristã Evangélica. É associado à Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos – ABCB. Na Política sou de Direita Conservadora.

This entry was posted in Aconselhamento Bíblico. Bookmark the permalink.

20 Responses to Aproveite o tempo que Deus lhe dá

  1. ROSANGELA says:

    Fui guiada pelo Espírito até esta página e fiquei muito satisfeita com que li. Estou buscando conhecimento, fazendo o estudo da palavra aproveitando o tempo no trabalho. Muito obrigado! Deus continue te abençoando!

  2. livia silva says:

    Eu gostaria de fazer uma pergunta.eu tenho muito dificuldade de falar em público com o microfone.e eu não só uma pessoa dívida não.O que eu Fasó pra acabar com essa dificuldade?

    • Olivar Alves Pereira says:

      Primeiramente, obrigado por sua participação aqui.
      Bem, se entendi bem, o seu problema é a dificuldade de falar em público com o microfone, ao que você não considera timidez. Algumas dicas:
      1) Tudo o que você for dizer diante da igreja tenha absoluta certeza de estar em pleno acordo com a Palavra de Deus. Evite suas ideias e o que você acha das coisas. Foque no que a Palavra de Deus diz sobre determinado assunto que você está comunicando à igreja.
      2) Ore a Deus antes, durante e depois de entregar a mensagem.
      3) Escreva tudo o que você vai dizer, e leia várias vezes até ter total domínio do assunto. Todos os meus sermões eu os escrevo e por isso mesmo os publico aqui. Leva o texto escrito com você à frente. e quando for proferir a mensagem recorra a ele sempre que precisar.
      4) Porém, o mais importante é saber que o seu principal e mais importante ouvinte é Deus. Faça tudo com preparação, oração e esmero. Ele capacitará você.

      Deus abençoe.

  3. Esmeralda says:

    Muito ajudou-me seu sermão. Estou maravilhada, sinto um queimor dentro do coração… quietinha aqui no meu escritório. Palavra boa!

  4. Na busca por um esclarecimento encontrei não só a resposta, como alento, sustento, conforto e diretrizes do Espirito Santo!!!
    Que O Eterno continue inspirando e usando poderosamente o Amado!!

    • Olivar Alves Pereira says:

      A Deus toda a glória irmão.
      Deus sabe que o meu propósito com este site é justamente esse.
      Sou grato a Deus por sua vida e suas palavras me ajudam a permanecer neste propósito.
      Deus o abençoe.

  5. carlos eduardo says:

    Muito bom,esta mensagem esta me ajudando a aproveitar o tempo quando estou no trabalho sem fazer nada,começo a orar depois louvo ao senhor e leio a Palavra para poder sempre estar cheio do Espirito Santo,e quando alguém perguntar há uma palavra de Deus? eu possa responder: sim tem uma palavra de Deus pra você! Não temas o Senhor é contigo varão valoroso,tão somente esforça-te e tende bom animo.

  6. Maisa Casasanta says:

    Simples, objetivo e cheio de santos puxões de orelha, que 2017 seja remindo o tempo para o Senhor!
    Louvado seja Deus por sua vida!

  7. Valdir Marcolino da Silva says:

    muito lindo esses ensinamentos!

  8. Luciana Araujo Lima Mothé Pinheiro says:

    Obrigada por dividir seus sermões, neles me identifico e ajudou-me muito com relação a falta de intimidade em falar em público, sofro do mesmo desconforto, mas vou usar os seus ensinamentos. Gostei muito.
    Obrigada, que o Senhor o abençoe e o use sempre! Amé!?

  9. RENATA says:

    QUE MARAVILHOSO ESTUDO…QUE LINDO E SER CHEIO DE DEUS ATE TRANSBORDAR…E TRANSBORDAR EM OUTRAS VIDAS…SEU ESTUDO ME AJUDOU MUITO…
    SOU GRATA A ESSE DEUS LINDO.

    • Olivar Alves Pereira says:

      A Deus toda a glória.
      Fico muito feliz por isso.
      Fique à vontade para acessar este site quantas vezes quiser.
      Deus a abençoe, e obrigado por nos visitar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *