Canções da Alma – Introdução

Canções da Alma

Uma Exposição do Livro dos Salmos

 

Breve Introdução

O livro dos Salmos, na verdade é o conjunto de cinco livros, ou, melhor dizendo, hinários, composto pelos seguintes livros: o Livro 1 (Sl 1 – 41), o Livro 2 (Sl 42 – 72), o Livro 3 (Sl 73 – 89), o Livro 4 (Sl 90 – 106) e o Livro 5 (Sl 107 – 150). Os Salmos são canções compostas para serem acompanhadas com instrumentos como a harpa ou a lira. Matthew Henry afirma que possa ter sido Esdras que reuniu todos os Salmos num só livro[1].

Quando criança, começando minhas meditações na Palavra de Deus, o Livro dos Salmos foi um dos principais textos que eu recorri. Um dos primeiros textos bíblicos que decorei foi o Salmo 23, e tenho certeza que esta também foi a experiência de muitos outros servos de Deus.

O livro dos Salmos como disse João Calvino, é o livro de “anatomia de todas as partes da alma, pois, não há movimento do espírito que não se encontre refletido nele”[2]. Neste livro vemos todos os sentimentos, dores, tristezas, medos, dúvidas, esperanças e alegrias que envolvem a nossa existência. Qual crente sincero nunca chorou ao ver a sua pecaminosidade estampada nas palavras dos Salmos 32, 38 ou 51? Qual de nós não se sentiu ternamente abrigado nos braços de Deus ao meditar nas palavras do Salmo 23? Quem de nós não sentiu o coração bater mais forte como que dançando em nosso peito ao ser conclamado pelo Salmo 150 a juntamente com todo ser que respira a louvar ao Senhor Deus? Com certeza você tem um ou outro salmo que lhe fala muito ao coração e aguardará o dia em que iremos meditar nele.

Os vários autores que Deus usou para escrever esses maravilhosos hinos, tais como Davi que escreveu 73, Asafe que compôs 12, os filhos de Corá que entregaram 10 ao povo de Deus, Salomão que compôs 2, e, Moisés, Etã, Hemã e Esdras que compuseram cada um apenas 1, sem nos esquecermos que 49 Salmos não sabemos que os compôs, sim, todos estes nos mostram que Deus age nas mais diversas situações da nossa vida enquanto age em nosso coração. Mas, o Autor Supremo deste livro é o Espírito Santo. É por isso que nos identificamos tanto com livro dos Salmos.

Que o Espírito Santo de Deus aplique em nosso coração as eternas verdades contidas no Livro dos Salmos no decorrer da exposição do mesmo até quando e onde o Senhor Jesus nos permitir chegar.


[1] HENRY, 2010, vol.3, p.215.

[2] MACDONALD, 2007, vol.1, p.369

About Olivar Alves Pereira

Pastor da Igreja Presbiteriana da Vila Pinheiro, Jacareí - SP, Bacharel em Teologia e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor e membro do Conselho Acadêmico do Centro de Estudos Teológicos do Vale do Paraíba (CETEVAP), São José dos Campos -SP, onde iniciou em 2020 seu Mestrado em Aconselhamento Bíblico. É associado à Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos - ABCB. Na Política sou Conservador. Casado com Janaina F. S. A. Pereira e pai de Ana Cristina S. Pereira.
This entry was posted in Mensagens Expositivas do Livro de Salmos. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.