Deus quer você crescendo espiritualmente – estudos em 2Pedro – Parte I

O apego à Palavra de Deus

2Pe 1

O conceito bíblico certeza de salvação traz consigo um elemento muito importante: O crescimento espiritual. Em outras palavras, isso quer dizer que, uma vez que você entregou sua vida a Cristo é necessário haver um progresso rumo à maturidade em sua vida cristã.

O crescimento espiritual é a vontade de Deus para a vida de Seus filhos. Por isso, iniciaremos hoje uma série de três mensagens na 2ª carta do apóstolo Pedro a qual apresenta alguns princípios indispensáveis para o seu crescimento espiritual, pois, Deus quer você crescendo espiritualmente.

O primeiro princípio que veremos é o apego à Palavra de Deus (cap.1). O segundo é cautela que devemos ter com as heresias dos falsos mestres (cap.2). O terceiro princípio é a esperança do crente na volta do Senhor Jesus (cap.3).

O crescimento espiritual depende imensamente disso: apegar-se à Verdade e refutar a mentira, pois, na medida em que isto for observado na vida do crente, a esperança da vida eterna em seu coração será inabalável.

Pedro começa sua segunda carta mostrando que ser crente em Cristo significa ter “fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” (2Pe 1.1). Em outras palavras aqui está a doutrina da Justificação, na qual Deus coloca em nossa conta a justiça de Cristo, e põe sobre Cristo a culpa do nosso pecado, e assim, em Cristo, Deus desfez toda nossa impureza e condenação.

Como veremos posteriormente, Pedro aqui estava combatendo um grupo herético conhecido como Gnosticismo (do grego gnosis, “conhecimento”) o qual pregava uma mistura de filosofia grega, esoterismo e Cristianismo. Por considerar a matéria pecaminosa e má e o espírito é puro, esse grupo pregava que o corpo deveria ser destruído e entregue a todo tipo de libertinagem e licenciosidade. Assim, aqueles crentes estavam sendo pressionados a viverem como esses gnósticos que tentavam por todas as formas convencê-los de que princípios como: pureza, castidade, fidelidade, etc, não tem nada a ver com uma vida que Cristo requer de Seus seguidores.

Em 2Pe 1.3-11Pedro mostra que quem foi salvo por Cristo deve viver em santidade e pureza de vida. E quando cumprir essas exigências que Cristo faz perecer algo muito difícil e penoso, todos devem se lembrar que Deus não exige de nós algo para o qual Ele não nos tenha capacitado. Antes, “pelo seu divino poder nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo” (2Pe 1.3,4).

Ele então passa a mostrar a nossa parte nesse processo. Quem deu o primeiro passo foi Deus que agiu graciosamente a nosso favor quando não merecíamos. Mas, o segundo passo somos nós que devemos dar, e isso significa sermos diligentes associando à nossa fé em Cristo, a virtude, o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança, a piedade, a fraternidade, e o amor. A isso Pedro chama de “confirmar a vossa vocação” (chamado para a salvação). Lembrando que Deus não nos ordena a fazermos isso com as nossas forças, pois, para isso fomos plenamente capacitados por Ele.

Em 2Pe 1.12-15 Pedro mostra o seu zelo pastoral com o rebanho de Cristo e seu empenho no ensino da Palavra de Deus. Ele estava certo de que em breve morreria (v.13 e 14), mas, enquanto isso não acontecia tinha como máxima responsabilidade lembrar aqueles irmãos da Verdade que um dia receberam e que precisavam ser confirmados nela.

Então ao chegar em 2Pe 1.16-21, Pedro descreve a importância que a Palavra de Deus deve ter na vida de todo crente.

Você deve se apegar à Palavra de Deus porque:

    1) Ela foi revelada por Deus, v.16, 20 e 21

No v.16 ele diz que os ensinamentos apostólicos tinha por base a encarnação de Cristo e não “fábulas engenhosamente inventadas”. Não se trata de historinhas, contos fantasiosos, mas, sim, da realidade de que Cristo se encarnou.

Aquele a quem ele chama de “Deus e Salvador” em 2Pe 1.1, um dia pisou nesse mundo, viveu com pecadores e por eles morreu.

Cristo nos revela Deus, e a Bíblia nos revela quem é Jesus. Mas, tudo o que nela está revelado, é para o nosso conhecimento como diz Paulo em Rm 15.4: “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança”.

Apegar-se à Palavra de Deus é apegar-se à Verdade Divina que nos foi revelada. Em 2Pe 1.20 e 21 ele nos mostra que “nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação”, ou seja, não existe esse negócio de “autoiluminação” como pregavam os gnósticos dizendo que é possível pelo seu esforço você se aprofundar no conhecimento, e fazendo isso, você alcançará sua salvação. Se você quer crescer espiritualmente deve aceitar sua total incapacidade de compreender as verdades celestes. Você precisa que Deus Se revele a você.

Você deve se apegar à Palavra de Deus porque

    2) Ela é confirmada por Deus, v.17-19

Nestes versos Pedro relata a experiência que tivera quando esteve juntamente com João e Tiago no monte onde testemunharam a transfiguração de Jesus (Mt 17.1-5).

Sem dúvida alguma essa experiência marcou muito a Pedro. Mas, quero chamar a sua atenção para o fato de que o que mais marcou Pedro nessa experiência não foi outra coisa senão a voz de Deus quando Ele disse: “este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (cf. v.17). E no v.18 Pedro acrescenta: “Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo”.

Pedro poderia ter descrito com detalhes a sua percepção da transfiguração de Jesus, a luz que brilhou, a nuvem que os envolveu, as sensações que ele teve; mas, o que marcou profundamente seu coração foi a voz de Deus.

Assim, também é a voz de Deus que confirma no coração do crente a Sua Palavra. É Deus quem desvenda os olhos espirituais e dá o verdadeiro conhecimento aos Seus filhos. É Ele quem ilumina o coração tenebroso (cf. v.19).

Assim como Deus confirmou no coração de Pedro e de tantos outros a Verdade, Ele também continua confirmando nos corações a Verdade revelada.

Conclusão

Você quer saber se você está crescendo espiritualmente? Então avalie como você está se relacionando com a Palavra de Deus.

Apego à Palavra é demonstrado quando cremos no que Ela diz não somente porque nos esforçamos para isso, mas, porque fomos vivificados, iluminados por Deus para isso.

Apego à Palavra pressupõe obediência ao que Ela manda. E Deus não lhe manda fazer algo para o qual Ele não o tenha capacitado. Logo, se Ele ordena que você viva em santidade de vida, saiba que Ele já o separou para Si, e pelo fato Dele ter feito isso Ele o capacitou plenamente a viver de forma santa e obediente.

Deus quer você crescendo espiritualmente, e isso só é possível apegando-se à Palavra.

São José dos Campos, 02 de outubro de 2011

Rev.Olivar Alves Pereira

About Olivar Alves Pereira

Pastor da Igreja Presbiteriana da Vila Pinheiro, Jacareí - SP, Bacharel em Teologia e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor e membro do Conselho Acadêmico do Centro de Estudos Teológicos do Vale do Paraíba (CETEVAP), São José dos Campos -SP, onde iniciou em 2020 seu Mestrado em Aconselhamento Bíblico. É associado à Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos - ABCB. Na Política sou Conservador. Casado com Janaina F. S. A. Pereira e pai de Ana Cristina S. Pereira.
This entry was posted in Mensagens Expositivas em 2ª Pedro. Bookmark the permalink.

16 Responses to Deus quer você crescendo espiritualmente – estudos em 2Pedro – Parte I

  1. Exelente ensino apesar de ter falado muito ao meu coração, ensina também a nao querermos somente ver as coisas impossiveis, mais também precisamos ouvir a voz de Deus, que é a unica coisa que nos da força e fé para continuar-mos a caminhada para salvação, fiquem firme na palavra, pois é através dela que realmente você conseguirar vencer esse mundo!
    fiquem na paz do Senhor, que ele abençôe.

    • Olivar Alves Pereira says:

      Caro Fabiano
      Que prazer tê-lo por aqui. Que Deus o abençoe também. Fique à vontade para fazer uso do material desse site. Um forte abraço.

  2. Ericles paiva de oliveira says:

    belo ensino sou novo convertido em Cristo e quero cresce mais ainda espiritualmente, um dia fazer uma faculdade de teologia oque não tem aqui na minha cidade, e não tenho como pagar

    • Olivar Alves Pereira says:

      Querido irmão,
      Que prazer te-lo por aqui.
      Leia a Bíblia quantas vezes puder. Leia a Bíblia toda. Existem cursos muito bons pela internet. Entre em http://www.ministeriofiel.com.br. Ali você terá contato com teologia da melhor qualidade.
      Fique à vontade para acessar o Noutesia. Qualquer dúvida é só falar.
      Deus o abençoe.

  3. Josy Sschuindty says:

    Ola ! A paz do Senhor a Tds is irmãos Cristo Jesus
    Foi muito edificante este estudo.
    Se ouver outros gostaria de le – los

    • Olivar Alves Pereira says:

      Olá, irmã.
      Sim, há muitos, muitos outros. Basta procurar no lado direito da páginas e lá a senhora encontrará todo o meu material.

  4. parabéns Deus abençoe e capacite o senhor mais e mais na verdade

  5. Nilda da Mota says:

    Paz! Amei este estudo,que Jesus continue lhe capacitando mais e mais,p nos ensinar! Obrigada!

  6. CARLA CRISTINA MIRANDA XAVIER says:

    Paz! Desde que li pela primeira vez está passagem bíblica, creio que O Próprio Deus, Jesus, O verbo, A Palavra, me revelou a sua importância para nossa salvação e principalmente nestes dias . É Uma bussula !

  7. Lucilene says:

    Muito bom esse estudo, adorei, me adoro vou muito, beijos fik na paz.

  8. Sônia Roque says:

    Acabei de entrar e conhecer esse site. À primeira vista, gostei!!!
    Vi que o senhor já escreveu lições para a revista de EBD da editora Cristã Evangélica e essa é uma das minhas revistas favoritas.
    Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento.
    Deus o abençoe, pastor Olivar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.