Deus quer você crescendo espiritualmente – estudos em 2Pedro – Parte I

O apego à Palavra de Deus

2Pe 1

O conceito bíblico certeza de salvação traz consigo um elemento muito importante: O crescimento espiritual. Em outras palavras, isso quer dizer que, uma vez que você entregou sua vida a Cristo é necessário haver um progresso rumo à maturidade em sua vida cristã.

O crescimento espiritual é a vontade de Deus para a vida de Seus filhos. Por isso, iniciaremos hoje uma série de três mensagens na 2ª carta do apóstolo Pedro a qual apresenta alguns princípios indispensáveis para o seu crescimento espiritual, pois, Deus quer você crescendo espiritualmente.

O primeiro princípio que veremos é o apego à Palavra de Deus (cap.1). O segundo é cautela que devemos ter com as heresias dos falsos mestres (cap.2). O terceiro princípio é a esperança do crente na volta do Senhor Jesus (cap.3).

O crescimento espiritual depende imensamente disso: apegar-se à Verdade e refutar a mentira, pois, na medida em que isto for observado na vida do crente, a esperança da vida eterna em seu coração será inabalável.

Pedro começa sua segunda carta mostrando que ser crente em Cristo significa ter “fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” (2Pe 1.1). Em outras palavras aqui está a doutrina da Justificação, na qual Deus coloca em nossa conta a justiça de Cristo, e põe sobre Cristo a culpa do nosso pecado, e assim, em Cristo, Deus desfez toda nossa impureza e condenação.

Como veremos posteriormente, Pedro aqui estava combatendo um grupo herético conhecido como Gnosticismo (do grego gnosis, “conhecimento”) o qual pregava uma mistura de filosofia grega, esoterismo e Cristianismo. Por considerar a matéria pecaminosa e má e o espírito é puro, esse grupo pregava que o corpo deveria ser destruído e entregue a todo tipo de libertinagem e licenciosidade. Assim, aqueles crentes estavam sendo pressionados a viverem como esses gnósticos que tentavam por todas as formas convencê-los de que princípios como: pureza, castidade, fidelidade, etc, não tem nada a ver com uma vida que Cristo requer de Seus seguidores.

Em 2Pe 1.3-11Pedro mostra que quem foi salvo por Cristo deve viver em santidade e pureza de vida. E quando cumprir essas exigências que Cristo faz perecer algo muito difícil e penoso, todos devem se lembrar que Deus não exige de nós algo para o qual Ele não nos tenha capacitado. Antes, “pelo seu divino poder nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo” (2Pe 1.3,4).

Ele então passa a mostrar a nossa parte nesse processo. Quem deu o primeiro passo foi Deus que agiu graciosamente a nosso favor quando não merecíamos. Mas, o segundo passo somos nós que devemos dar, e isso significa sermos diligentes associando à nossa fé em Cristo, a virtude, o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança, a piedade, a fraternidade, e o amor. A isso Pedro chama de “confirmar a vossa vocação” (chamado para a salvação). Lembrando que Deus não nos ordena a fazermos isso com as nossas forças, pois, para isso fomos plenamente capacitados por Ele.

Em 2Pe 1.12-15 Pedro mostra o seu zelo pastoral com o rebanho de Cristo e seu empenho no ensino da Palavra de Deus. Ele estava certo de que em breve morreria (v.13 e 14), mas, enquanto isso não acontecia tinha como máxima responsabilidade lembrar aqueles irmãos da Verdade que um dia receberam e que precisavam ser confirmados nela.

Então ao chegar em 2Pe 1.16-21, Pedro descreve a importância que a Palavra de Deus deve ter na vida de todo crente.

Você deve se apegar à Palavra de Deus porque:

    1) Ela foi revelada por Deus, v.16, 20 e 21

No v.16 ele diz que os ensinamentos apostólicos tinha por base a encarnação de Cristo e não “fábulas engenhosamente inventadas”. Não se trata de historinhas, contos fantasiosos, mas, sim, da realidade de que Cristo se encarnou.

Aquele a quem ele chama de “Deus e Salvador” em 2Pe 1.1, um dia pisou nesse mundo, viveu com pecadores e por eles morreu.

Cristo nos revela Deus, e a Bíblia nos revela quem é Jesus. Mas, tudo o que nela está revelado, é para o nosso conhecimento como diz Paulo em Rm 15.4: “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança”.

Apegar-se à Palavra de Deus é apegar-se à Verdade Divina que nos foi revelada. Em 2Pe 1.20 e 21 ele nos mostra que “nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação”, ou seja, não existe esse negócio de “autoiluminação” como pregavam os gnósticos dizendo que é possível pelo seu esforço você se aprofundar no conhecimento, e fazendo isso, você alcançará sua salvação. Se você quer crescer espiritualmente deve aceitar sua total incapacidade de compreender as verdades celestes. Você precisa que Deus Se revele a você.

Você deve se apegar à Palavra de Deus porque

    2) Ela é confirmada por Deus, v.17-19

Nestes versos Pedro relata a experiência que tivera quando esteve juntamente com João e Tiago no monte onde testemunharam a transfiguração de Jesus (Mt 17.1-5).

Sem dúvida alguma essa experiência marcou muito a Pedro. Mas, quero chamar a sua atenção para o fato de que o que mais marcou Pedro nessa experiência não foi outra coisa senão a voz de Deus quando Ele disse: “este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (cf. v.17). E no v.18 Pedro acrescenta: “Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo”.

Pedro poderia ter descrito com detalhes a sua percepção da transfiguração de Jesus, a luz que brilhou, a nuvem que os envolveu, as sensações que ele teve; mas, o que marcou profundamente seu coração foi a voz de Deus.

Assim, também é a voz de Deus que confirma no coração do crente a Sua Palavra. É Deus quem desvenda os olhos espirituais e dá o verdadeiro conhecimento aos Seus filhos. É Ele quem ilumina o coração tenebroso (cf. v.19).

Assim como Deus confirmou no coração de Pedro e de tantos outros a Verdade, Ele também continua confirmando nos corações a Verdade revelada.

Conclusão

Você quer saber se você está crescendo espiritualmente? Então avalie como você está se relacionando com a Palavra de Deus.

Apego à Palavra é demonstrado quando cremos no que Ela diz não somente porque nos esforçamos para isso, mas, porque fomos vivificados, iluminados por Deus para isso.

Apego à Palavra pressupõe obediência ao que Ela manda. E Deus não lhe manda fazer algo para o qual Ele não o tenha capacitado. Logo, se Ele ordena que você viva em santidade de vida, saiba que Ele já o separou para Si, e pelo fato Dele ter feito isso Ele o capacitou plenamente a viver de forma santa e obediente.

Deus quer você crescendo espiritualmente, e isso só é possível apegando-se à Palavra.

São José dos Campos, 02 de outubro de 2011

Rev.Olivar Alves Pereira

About Olivar Alves Pereira

Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, Teólogo, Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor de Teologia Sistemática, Teologia Contemporânea, Ética e História Bíblica, História e Teologia da Igreja, Educação Cristã e Teologia Sistemática, Sociologia e Ensino Religioso em seminários e escolas na região do Vale do Paraíba, também escreveu lições para a revista de EBD para os adultos da Editora Cristã Evangélica. É associado à Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos - ABCB. Na Política sou de Direita Conservadora.
This entry was posted in Mensagens Expositivas em 2ª Pedro. Bookmark the permalink.

10 Responses to Deus quer você crescendo espiritualmente – estudos em 2Pedro – Parte I

  1. Exelente ensino apesar de ter falado muito ao meu coração, ensina também a nao querermos somente ver as coisas impossiveis, mais também precisamos ouvir a voz de Deus, que é a unica coisa que nos da força e fé para continuar-mos a caminhada para salvação, fiquem firme na palavra, pois é através dela que realmente você conseguirar vencer esse mundo!
    fiquem na paz do Senhor, que ele abençôe.

    • Olivar Alves Pereira says:

      Caro Fabiano
      Que prazer tê-lo por aqui. Que Deus o abençoe também. Fique à vontade para fazer uso do material desse site. Um forte abraço.

  2. Ericles paiva de oliveira says:

    belo ensino sou novo convertido em Cristo e quero cresce mais ainda espiritualmente, um dia fazer uma faculdade de teologia oque não tem aqui na minha cidade, e não tenho como pagar

    • Olivar Alves Pereira says:

      Querido irmão,
      Que prazer te-lo por aqui.
      Leia a Bíblia quantas vezes puder. Leia a Bíblia toda. Existem cursos muito bons pela internet. Entre em http://www.ministeriofiel.com.br. Ali você terá contato com teologia da melhor qualidade.
      Fique à vontade para acessar o Noutesia. Qualquer dúvida é só falar.
      Deus o abençoe.

  3. Josy Sschuindty says:

    Ola ! A paz do Senhor a Tds is irmãos Cristo Jesus
    Foi muito edificante este estudo.
    Se ouver outros gostaria de le – los

    • Olivar Alves Pereira says:

      Olá, irmã.
      Sim, há muitos, muitos outros. Basta procurar no lado direito da páginas e lá a senhora encontrará todo o meu material.

  4. parabéns Deus abençoe e capacite o senhor mais e mais na verdade

  5. Nilda da Mota says:

    Paz! Amei este estudo,que Jesus continue lhe capacitando mais e mais,p nos ensinar! Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *