HUMILDADE PARA SER SERVIDO E PARA SERVIR

um dos textos mais bíblicos mais intrigantes para mim é Jo 13.1-11 que narra o momento em que o Senhor Jesus lavando os pés dos discípulos. O texto começa dizendo que Jesus “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (v.1). Só esta declaração já enche o meu coração de tanta alegria e paz. Mas, o texto ainda traz outras verdades que não terei como discorrer sobre cada uma aqui. Porém, quero voltar minha atenção para o momento em que Pedro questiona o Senhor Jesus: “Senhor, tu me lavas os pés a mim?” (v.6), ao que o Senhor lhe respondeu: “O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois” (v.7). E num rompante Pedro brada: “Nunca me lavarás os pés” e o Senhor Jesus então responde: “Se eu não te lavar, não tens parte comigo” (v.8).

O que o Senhor Jesus quis ensinar ali naquele momento lavando os pés dos discípulos? A resposta está nas palavras de Jesus: “Se eu não te lavar, não tens parte comigo” (v.8). Sincronizando os relatos de Jo 13 com Lc 22.19-30 veremos que uma disputa infantil dos discípulos para ver qual deles era o maior no Reino de Deus. Por isso o Senhor Jesus lavou-lhes os pés para mostrar-lhes que no Reino de Deus “o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve (…) Pois, eu no meio de vós, eu sou como quem serve” (Lc 22.26-27). Em Mc 10.45 diz: “Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas, para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Este é o ensinamento que o Senhor Jesus deixou para todos nós: no Reino de Deus o maior (Jesus) fez-se servo em favor dos menores (nós). Assim sendo, se não houver em nosso coração essa mesma disposição em serve aqueles que estão numa condição inferior à nossa, não podemos jamais sermos chamados de servos do Senhor Jesus e de Filhos de Deus. Se não formos humildes em receber a Graça de Jesus, também não o seremos em comunica-la aos outros.

Rev. Olivar Alves Pereira

About Olivar Alves Pereira

Pastor da Igreja Presbiteriana da Vila Pinheiro, Jacareí - SP, Bacharel em Teologia e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor e membro do Conselho Acadêmico do Centro de Estudos Teológicos do Vale do Paraíba (CETEVAP), São José dos Campos -SP, onde iniciou em 2020 seu Mestrado em Aconselhamento Bíblico. É associado à Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos - ABCB. Na Política sou Conservador. Casado com Janaina F. S. A. Pereira e pai de Ana Cristina S. Pereira.
This entry was posted in Reflexão Bíblica. Bookmark the permalink.

2 Responses to HUMILDADE PARA SER SERVIDO E PARA SERVIR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.