“Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra”

Essa preciosa declaração de amor e apego pela Palavra de Deus é encontrada no Salmo 119.105: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”.

Como creio, prescrevo e prego a Teologia Reformada afirmo com todas as letras que a Bíblia é inerrante, e isso quer dizer que ela não contém erros. Ela é perfeita! É claro que muitos se levantarão (e isso dentro da Igreja de Cristo, infelizmente) e dirão: “Como você pode afirmar que a Bíblia não contem erros se ela diz coisas como: o morcego é ave (Levítico 11.13 e 19)?”. Ainda outros levantarão questionamentos quanto aos dados nas narrativas dos Evangelhos. Bem, Algo que não podemos jamais nos esquecer é que quando Deus revelou Sua Palavra aos Seus santos servos no passado (cf. 2Pedro 1.20 e 21) Ele o fez dentro do contexto em que eles viviam, ao que os teólogos chamam de Revelação Orgânica da Palavra. Para Moisés o morcego era uma ave pelo simples fato de que ele voava. Somente com o avanço dos estudos científicos da botânica e da fauna, e práticas como a da taxidermia é que essas classificações (o morcego é um mamífero) foram introduzidas em nossa cultura.

Porém, quem se detém nesses pontos para afirmar que a Bíblia não é inerrante querendo desmerecê-la na sua autoridade como Palavra de Deus, não está cometendo um erro tão grave assim, até mesmo porque eles assim o fazem porque sua pobre e tosca inteligência não os permite avançar no conhecimento de Deus. Pior é a situação daqueles que afirmam que “nem tudo o que está na Bíblia é bíblico”, tal como as palavras que o diabo fala em seus diálogos, os amigos de Jó que que pensavam falar coisas sábias, mas, que, na verdade estavam distantes da vontade de Deus, etc. Concordo que nem tudo o que está na Bíblia foi dito diretamente por Deus, mas, foi diretamente ordenado por Ele e coordenado pelo Espírito Santo para que assim fosse registrado. E por que Deus assim o fez? Simplesmente para facilitar nossa compreensão. Imagine só se na Bíblia estivessem registradas somente as palavras que Deus tivesse falado. Dificilmente poderíamos compreendê-las sem um contexto, sem uma história mostrando a razão dessas palavras terem sido ditas por Ele.

Outro erro ensinado por vários pregadores em nossos dias é o que diz que a Bíblia é um “relato existencial”. Tal classificação a coloca como nada mais nada menos do que uma revista, um livro de história. Os romances clássicos da nossa literatura podem muito bem ser classificados como “relatos existenciais” mesmo sendo poesia, pois, retratam e relatam as agonias de seus autores ou daqueles sobre quem escreveram. Mas, veja o que o apóstolo Paulo falou inspirado pelo Espírito Santo sobre as Escrituras: “Pois tudo quanto, outrora foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Romanos 15.4). 

Tudo o que fora escrito no Antigo Testamento (o Novo ainda não estava pronto quando Paulo disse isso) teve como objetivo nos ensinar a vivermos com paciência e consolação (encorajamento mútuo) por meio das Escrituras, e, assim, gerar em nosso coração a esperança. Por isso também creio e prego que a Bíblia é suficiente. Sim, a Bíblia é suficiente para tratar das feridas do coração humano; é suficiente para dar aos crentes a esperança da glória de Deus em seus corações enquanto enfrentam lutas, pecados e tentações.

Aqui voltamos ao versículo inicial dessa meditação: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”. Aquele que se permite guiar pela Palavra de Deus não ficará confuso, sempre saberá o que fazer e quando fazer. Não ficará desorientado tentando entender a vontade de Deus, até mesmo porque a vontade de Deus que está claramente revelada em Sua Palavra estará diante dos olhos e dentro do coração dessa pessoa o tempo todo.

Sempre vejo crentes sinceros, mas, confusos querendo saber qual a vontade de Deus para suas vidas. Onde eles estão errando? Em pensar na vontade de Deus como algo que está restrito somente ao futuro. E por isso deixam de fazer a vontade de Deus hoje, neste momento. Perguntas simples como essas podem ajudar-nos a entender a vontade de Deus que está revelada em Sua Palavra: “Como Deus quer que eu aja como…?”

Marido_________________________________________________________________________________

Esposa________________________________________________________________________________

Filho(a) ________________________________________________________________________________

No trabalho _____________________________________________________________________________

Na Igreja _______________________________________________________________________________

Na vizinhança ____________________________________________________________________________

Essa lista pode aumentar de acordo com a sua necessidade. Mas, ao completá-la faça-o com uma Bíblia e com uma Chave Bíblica em suas mãos. A maior parte dos itens dessa lista pode ser encontrada em Efésios 5 e 6.

Com isso eu quero desafiá-lo a olhar para a Bíblia não apenas como um “manual” que Deus lhe deu para você viver e lidar com os seus problemas, mas, acima de tudo a única fonte da verdadeira esperança para o seu coração!

Você até pode encontrar esperança para o seu coração em outros lugares, mas, todas essas esperanças se mostrarão falíveis diante da Palavra de Deus. Não seja teimoso, renda-se à maravilha da Palavra de Deus e viva de verdade com seu coração cheio da Verdadeira Esperança – Jesus Cristo (1Timóteo 1.1)

Rev. Olivar Alves Pereira

About Olivar Alves Pereira

Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, Teólogo, Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor de Teologia Sistemática, Teologia Contemporânea, Ética e História Bíblica, História e Teologia da Igreja, Educação Cristã e Teologia Sistemática, Sociologia e Ensino Religioso em seminários e escolas na região do Vale do Paraíba, também escreveu lições para a revista de EBD para os adultos da Editora Cristã Evangélica. É associado à Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos - ABCB. Na Política sou de Direita Conservadora.
This entry was posted in Aconselhamento Bíblico. Bookmark the permalink.

4 Responses to “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra”

  1. Dalva m diffonso says:

    parabéns ótimo estudo bjão a paz

    • Olivar Alves Pereira says:

      Prezada Dalva,
      Obrigado por sua visita ao Noutesia. Venha mais vezes e fique à vontade para indicá-lo aos seus contatos. Deus a abençoe!
      Rev.Olivar

  2. miraselva says:

    Vc não explicou o que quer dizer ”Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”

    • Olivar Alves Pereira says:

      Que parte do artigo o senhor leu? Ou não leu?
      Experimente ler com atenção todo o artigo e em especial os dois últimos parágrafos. Lá o senhor verá que eu falei sim.
      Mas, se no meu artigo o senhor não encontrar o que quer dizer “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para os meus caminhos”, experimente ler a Bíblia…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *