MENTE ABERTA OU MENTE CATIVA?

Em 2Co 10.4-6, Paulo falando sobre “as armas da nossa milícia” ele declara que elas “não são carnais”, isto é, humanas, mas “sim poderosas em Deus” tendo como objetivo “destruir fortalezas”, ou seja, tudo que provém do homem e faz resistência à Palavra de Deus, pois assim estaremos “anulando sofismas”, ou seja, conselhos que colocam os homens contra Deus, “e toda a altivez que se levante contra o conhecimento de Deus”, isto é, toda ciência humana que arrogantemente se coloca contra o conhecimento de Deus que Ele nos deu mediante a Sua revelação em Cristo e na Palavra. Mas, há ainda mais um ponto importante que é “levando todo pensamento à obediência de Cristo”, o que quer dizer, convencer os pecadores a que submetam suas mentes e corações a Cristo. E nesse empenho de obediência total a Cristo, Paulo diz que devemos estar “prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão”, o que aponta não para uma atitude que está caçando a desobediência dos outros, mas, sim, a do seu próprio coração.

Um tema recorrente nas cartas aos Coríntios é o autoexame (p.ex. 1Co 11.28; 2Co 13.5). A ideia aqui é: enquanto você ensina os outros a submissão a Cristo não se descuide de você mesmo. Em nossos dias fala-se muito em termos a “mente aberta”, discurso este que na verdade está dizendo: “Não denuncie o erro. Aceite-o calado!”. E assim aqueles que ousam levantar a sua voz e mostrar o pecado à luz das Escrituras Sagradas, é “radical”, “intolerante”, “retrógrado”. O que nós como filhos de Deus temos que ter sempre em mente é que Cristo não nos chama para termos uma “mente aberta”, mas, sim, “uma mente cativa” à Sua Palavra, submissa à vontade Dele. Ele não nos chama para expressarmos nossas opiniões e muito menos para tolerar opiniões, ensinamentos e conselhos iníquos.

Não uma mente aberta e escancarada à latrina do pecado, mas, focada na glória de Deus em Cristo Jesus, é isso que importa.

Soli Deo Gloria!

Rev. Olivar Alves

About Olivar Alves Pereira

Pastor da Igreja Presbiteriana da Vila Pinheiro, Jacareí - SP, Bacharel em Teologia e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor e membro do Conselho Acadêmico do Centro de Estudos Teológicos do Vale do Paraíba (CETEVAP), São José dos Campos -SP, onde iniciou em 2020 seu Mestrado em Aconselhamento Bíblico. É associado à Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos - ABCB. Na Política sou Conservador. Casado com Janaina F. S. A. Pereira e pai de Ana Cristina S. Pereira.
This entry was posted in Aconselhamento Bíblico. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.