NADA ALÉM DA VERDADE

        Em 2Co 13.8 o apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo declara: “Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade”. Em nossos dias, o relativismo que tem dominado toda a estrutura social e os relacionamentos tem apregoado que não existe verdade absoluta, mas, sim, pontos de vista diferentes sobre um mesmo assunto, e, por isso, todos devem ser ouvidos e respeitados, pois, como disse o sociólogo Pierre Bordieu “Todo ponto de vista é a vista de um ponto”, ou seja, as circunstâncias em que alguém se encontra determina a forma como ela vê a realidade ao seu redor. Por exemplo: alguém que esteja passando por necessidades materiais, ao entrar no supermercado rouba algum mantimento. A atitude dessa pessoa poderá ser considerada um crime de posse indevida da propriedade alheia por parte de um juiz sentado em seu tribunal, ou pode ser vista como algo legítimo para sua sobrevivência, afinal, essa pessoa não teve as mesmas oportunidades que, por exemplo, o juiz que a condenou por crime. Ou ainda alguém pode dizer que a atitude dessa pessoa está correta por ser uma forma de promoção da “justiça social”. Em cada uma dessas posições seus proponentes estão influenciados pelo meio em que vivem. Mas, sabemos bem que a verdade não é estabelecida dessa forma, mas, sim, pela Palavra de Deus.

          “Nada podemos contra a verdade”, ou seja, não podemos obstruí-la. Ela é viva! Nada a detém. As pessoas podem por algum tempo encobrir a verdade valendo-se de mentiras e artifícios malignos, mas, a verdade virá à tona, que nesta vida, quer no Dia do Juízo. O Senhor Jesus nos assegurou que: “Nada há oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido e revelado” (Lc 8.17).

          “senão em favor da própria verdade”. Como filhos de Deus não temos outra opção além de sermos a favor da verdade. A única forma da verdade estar do nosso lado é estarmos nós do lado dela!

Rev. Olivar Alves Pereira  

About Olivar Alves Pereira

Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, Teólogo, Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor de Teologia Sistemática, Teologia Contemporânea, Ética e História Bíblica, História e Teologia da Igreja, Educação Cristã e Teologia Sistemática, Sociologia e Ensino Religioso em seminários e escolas na região do Vale do Paraíba, também escreveu lições para a revista de EBD para os adultos da Editora Cristã Evangélica. É associado à Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos - ABCB. Na Política sou Conservador.
This entry was posted in Reflexão Bíblica. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.