Porque “noutesia”?

Como falei no post “Meu propósito com esse blog”, fiquei de explicar a razão desse nome.

A palavra “noutesia” vem do vernáculo grego e quer dizer “aconselhar, orientar por meio de palavras, encorajar com instruções”. Por algum motivo os pastores conselheiros abriram mão dessa área tão importante na Igreja, a saber, o aconselhamento bíblico, e tal área que é muito importante ficou nas mãos dos tais “profissionais da saúde mental”.

Cada vez mais vemos pastores assustados e temerosos em aconselhar as pessoas que os buscam e com mais frequência ainda os vemos empurrando tais pessoas para psiquiatras que alegam ter a resposta para problemas como a depressão, que segundo eles, é uma doença (muitas vezes, mental). Não quero aqui repreender os psiquiatras, pois, com eles eu nada tenho a ver. Meu objetivo aqui é chamar a atenção do pastores quee, ou mandam suas ovelhas para esses “profissionais” ou correm para as universidades para fazerem um curso de psicologia, ou pior ainda, recorrendo a cursos de psicanálise quinta categoria e saem por aí “tratando” de tais pessoas. Sem querer jogar mais lenha na fogueira, basta colocarmos um psiquiatra, um psicólogo e um psicanalista fechados numa sala e lançarmos a seguinte pergunta: “O que vocês têm a dizer sobre a depressão?”, e veremos que quem realmente precisa de tratamento são eles.

Como disse, quero aqui chamar a atenção dos pastores para o fato de que eles têm em suas mãos a solução, a saber, a Bíblia. Ela é suficiente para nós em tudo, inclusive no aconselhamento. Ela tem todas as respostas para todas as questões e sofrimentos humanos. Ela é a Palavra do Deus Vivo que conhece perfeitamente a nossa estrutura. Portanto, num linguajar bem simples, a Bíblia e o nosso manual dado por Deus.

O pastor não deve ter medo de dizer para aqueles que buscam o seu conselho o que eles devem fazer. Deve abrir a Bíblia com confiança no Espírito Santo que age através dela nos corações. Deve ser tão diretivo em seu gabinete pastoral quanto o é no seu púltito.

Por isso, o conselheiro bíblico é noutético, ou seja, ele com base na Palavra de Deus dá orientações oriundas Dela, as quais se forem devidamente obedecidas trarão paz ao coração cansado e sofrido. Como diz o Salmo 119.165: “Grande paz tem os que amam a sua lei, para eles não há tropeço”.

About Olivar Alves Pereira

Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, Teólogo, Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor de Teologia Sistemática, Teologia Contemporânea, Ética e História Bíblica, História e Teologia da Igreja, Educação Cristã e Teologia Sistemática, Sociologia e Ensino Religioso em seminários e escolas na região do Vale do Paraíba, também escreveu lições para a revista de EBD para os adultos da Editora Cristã Evangélica. É associado à Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos - ABCB. Na Política sou de Direita Conservadora.
This entry was posted in Reflexão Bíblica. Bookmark the permalink.

2 Responses to Porque “noutesia”?

  1. Andreia Soares says:

    Paz do Senhor! Não me lembro exatamente como conheci este site, mas sei que foi recentemente ao pesquisar algo na internet. Tenho aprendido muito. Gostaria até de conversar mais um pouco se for possível.
    Meu nome é Andreia Soares, tenho 40 anos, sou casada e moro em Valparaiso de Goias – GO, cidade bem próxima à Brasília-DF. Deus abençoe.

    • Olivar Alves Pereira says:

      Graça e Paz, Andreia.
      Que bom que o Noutesia.com.br tem a ajudado em seu crescimento. Essa é a segunda proposta deste site. A primeira é proclamar o santo Evangelho do Senhor Jesus Cristo, e como Ele próprio disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz”, então se você tem sido edificada aqui não tenho dúvidas de que você é uma ovelha de Cristo, pois, aqui, não prego minhas ideias, mas, sim, o que diz a Palavra de Deus. As minhas ideias nada mais são do que o resultado do exercício de um coração que se debruça sobre a Palavra de Deus.
      Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail: rev.olivar@hotmail.com ou no Facebook procurando por “Noutesia Orientação Bíblica”.
      Deus a abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.