Todos os Caminhos Levam a Deus?

Olivar Alves Pereira

Eis uma das mentiras mais utilizadas por Satanás. Há os que dizem que todos os caminhos, isto é, religiões, filosoias e intenções levam a Deus, pois, Deus é amor e acolherá a todos no céu. Há ainda outros que dão um verniz de Evangelho à questão e dizem que todas as religiões levam a Deus, mas, para condenação, uma vez que só Jesus pode levar alguém a Deus para receber a salvação eterna. Ainda que seja verdade que só Jesus pode salvar alguém, as Escrituras não dizem que há outros caminhos para mesmo para condenação e/ou salvação além de Jesus. Observe que o Jesus disse em João 14.6:

Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

Observe os artigos definidos usados nessa afirmação. Não há outro caminho, nem outra verdade e nem outra vida a não ser o próprio Senhor Jesus Cristo.

Cristo não está falando apenas Dele ser a única forma de alguém ser salvo. Ele também está mostrando outra verdade que é terrível: Ele também traz condenação àqueles que não creem Nele.

Parece absurdo e herético afirmar isso? Não deveria. Veja o que as Escrituras dizem em 1Pedro 2.6-8:

Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.

Observe novamente estes versículos. Leia-os com atenção. Cristo é a salvação para os que creem Nele, e é também a condenação para os que O desprezam.

Talvez você não seja desses que zombam de Cristo com palavras e ações; talvez você seja aquilo que a sociedade chama de “pessoa de bem”. Talvez você até mesmo se levante contra aqueles que zombam de Cristo. Contudo, se você deposita a sua confiança em suas obras em vez de confiar exclusivamente em Cristo para ser aceitável diante de Deus, você está em rota de colisão com Cristo, e, certamente será condenado.

Crer exclusivamente em Cristo significa, confiar somente no sacrifício Dele lá na cruz, abrindo mão da auto confiança e da ilusão de que você pode fazer coisas que agradam a Deus. Embora seja possível você fazer algo que agrade a Deus, isso não é suficiente, pois, você teria que o tempo todo, ininterruptamente e de todo o seu coração fazer todas as coisas para agradar a Deus. Isso é impossível para seres pecadores como nós, mas, não para Cristo. Ele obedeceu ao Pai, inteiramente (não deixou absolutamente nada para trás), internamente (de todo o Seu ser), imediatamente (fez o que devia no tempo que devia), e ininterruptamente (o tempo todo).

Desista de confiar em si mesmo. Desista de sua religião caso ela não esteja inteiramente alicerçada na Palavra de Deus; desista da sua fé caso ela o leve a confiar em si mesmo ou em outras pessoas (mesmo aquelas que estiveram em contato com Cristo). Confie exclusivamente em Cristo!

Fora de Cristo, nada e nem ninguém levará você a Deus.

About Olivar Alves Pereira

Pastor da Igreja Presbiteriana da Vila Pinheiro, Jacareí - SP, Bacharel em Teologia e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor e membro do Conselho Acadêmico do Centro de Estudos Teológicos do Vale do Paraíba (CETEVAP), São José dos Campos -SP, onde iniciou em 2020 seu Mestrado em Aconselhamento Bíblico. É associado à Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos - ABCB. Na Política sou Conservador. Casado com Janaina F. S. A. Pereira e pai de Ana Cristina S. Pereira.
This entry was posted in Reflexão Bíblica. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.