Usando corretamente os olhos

É muito importante observarmos o que a Escritura fala sobre a nossa conduta. Esta é resultado das nossas escolhas, e todos sabemos que um dos quesitos para se fazer uma escolha é olhar as opções. Assim sendo, andamos na direção que olhamos; agimos de acordo com o que vemos.

Foi justamente isso que o Senhor Jesus disse em Mt 6.22,23: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”.

Quando usamos corretamente nossos olhos trazemos grande benefício para todo o nosso ser; porém, se fizermos uso errado dos olhos também traremos graves problemas e consequências para nós.

Bem, a questão que fica aqui é: como posso utilizar corretamente meus olhos? Em cada situação de sua vida você precisa saber como deve agir e como deve usar seus olhos corretamente. Vejamos algumas passagens bíblicas que nos ensinarão o que devemos fazer em diversas situações.

1) Quando estiver com medo olhe para Deus

Em 2Cr 20 lemos que os moabitas e os amonitas vieram para guerrear contra o rei Josafá de Judá. No v.3 lemos: “Então Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR…”. E colocando-se em pé, diante da congregação do povo ergueu a sua voz em oração a Deus clamando pelo socorro divino. No v.12 ele diz: “Ah! Nosso Deus, acaso, não executarias tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti”.

Josafá estava com medo e não escondeu isso dos seus súditos. Além disso, ele não sabia o que fazer qual estratégia de guerra adotar; mas uma coisa ele sabia: em que direção olhar. Seus olhos estavam fitos em Deus. Ele sabia que Deus viria em seu socorro. E veio. Fez com que os inimigos se atacassem matando uns aos outros.

Se você estiver com medo, olhe para Deus. Confie Nele, busque-O de todo o seu coração e espere o Seu agir.

2) Quando estiver numa situação de humilhação, olhe para Deus

No Sl 123 o salmista expressa essa mesma ideia. Ali ele nos mostra que os olhos do povo estavam fitos em Deus esperando Deus agir compadecendo-se deles (v.3). Este é um salmo entoado nas romagens para Jerusalém. O salmista via os olhares dos povos cheios de zombaria para com o povo de Deus. Ele se sentia “farto de desprezo” e com a alma saturada do “escárnio dos que estão à sua vontade e do desprezo dos soberbos” (v.4). Por isso mesmo clamou a Deus para que olhasse o sofrimento pelo qual passavam e os socorresse.

Deposite sua esperança em Deus em vez de se deixar atormentar pelos soberbos que promovem humilhação e dor a você. Olhe para Cristo, o “Autor e Consumador da fé” o qual sabe muito bem o que é sofrer oposição enquanto está fazendo o que é certo (Hb 12.1-3).

3) Quando estiver lutando contra a impureza, olhe para a Palavra de Deus

A pornografia tem feito muito estrago especialmente em nossos dias onde ela pode ser encontrada com facilidade em diversos meios. O crente precisa dizer como o salmista: “Portas a dentro, em minha casa, terei coração sincero. Não porei coisa injusta diante dos meus olhos” (Sl 101. 2,3). Os jovens e adolescentes que enfrentam maior luta nessa área devem trazer em seus coração o Sl 119.9: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra”. Somente tendo o seu coração cheio e transbordante da Palavra de Deus é que você poderá vencer a impureza sexual.

Mas, não são somente os adolescentes e jovens que travam essa luta. Homens maduros devem fazer o pacto de Jó: “Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa donzela? (Jó 31.1). Lembrando que quando Davi cometeu adultério com Bate-Seba não era um jovem, mas, sim, estava na meia-idade.

Não podemos esquecer que a Escritura nos ordena a fugir da impureza: “Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo” (1Co 6.18). A única maneira de vencer a impureza é fugindo dela em vez de ficarmos resistindo, porque de fato não resistiremos e acabaremos sucumbindo diante do pecado.

Cuide dos seus olhos, pois, como os faróis de um carro que iluminam o caminho, da mesma forma os seus olhos dirigem sua vida.

Rev. Olivar Alves Pereira

São José dos Campos 13 de dezembro de 2013.

  

About Olivar Alves Pereira

Pastor da Igreja Presbiteriana da Vila Pinheiro, Jacareí - SP, Bacharel em Teologia e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor e membro do Conselho Acadêmico do Centro de Estudos Teológicos do Vale do Paraíba (CETEVAP), São José dos Campos -SP, onde iniciou em 2020 seu Mestrado em Aconselhamento Bíblico. É associado à Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos - ABCB. Na Política sou Conservador. Casado com Janaina F. S. A. Pereira e pai de Ana Cristina S. Pereira.
This entry was posted in Aconselhamento Bíblico. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.